O Centro de Monitoramento atualiza o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS

Na segunda-feira (18), entre o final da manhã e o início da tarde, o processo de aprofundamento de um sistema de baixa pressão, aliado ao fluxo de umidade vindo do norte do País, favorece a ocorrência de chuva fraca a moderada, acompanhada por descargas elétricas, nas regiões Oeste, Campanha, Missões e Centro. Os acumulados variam entre 5 e 30 mm/dia, podendo chegar aos 40 mm/dia pontualmente no Oeste. Nas demais regiões, há condição para chuva fraca a moderada. As rajadas de vento intensificam no Oeste e no Litoral, variando entre 40 e 60 km/h.

A partir da madrugada da terça-feira (19), a atuação da baixa pressão em conjunto com o fluxo de umidade vindo da Amazônia e o avanço de uma frente fria pelo Estado, ocasionam temporais isolados, com eventual queda de granizo, chuva pontualmente intensa, descargas elétricas e rajadas de vento nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, Noroeste, Norte, Centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul. Os acumulados variam entre 10 e 40 mm/dia, podendo chegar nos 60 mm/dia no Oeste, Campanha e no Centro. Nas demais regiões, há condição para chuva fraca a moderada. As rajadas de vento ganham intensidade e sopram com velocidade entre 40 e 60 km/h pelo Estado, e entre 50 e 80 km/h no Litoral, Extremo Sul e na Costa Doce, pontualmente chegando aos 100 km/h nessas regiões.

Na quarta-feira (20), o deslocamento da baixa, juntamente com o avanço da frente fria, favorece instabilidades acompanhadas de chuva moderada a forte, rajadas de vento e descargas elétricas nas regiões Central, Norte, Vales, RMPOA, Costa Doce, Serra, Campanha, Sul e no Litoral. Com acumulados entre 5 e 30 mm/dia, podendo chegar nos 50 mm/dia no Norte, Costa Doce, Litoral Médio e RMPOA. Rajadas de vento entre 45 a 80 km/h pelo Estado, podendo chegar aos 100 km/h no Litoral e na Serra. 

Fonte: Defesa Civil do Rio Grande do Sul

Comentários