Faixa oeste do RS tem alerta vermelho para tempestade nesta sexta-feira
Instituto Nacional de Meteorologia indica possibilidade chuva superior a 100 milímetros e vento acima de 100 km/h em algumas regiões
Entrou um vigor às 11h desta sexta-feira (9) um alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que aponta grande perigo de tempestade em parte do Rio Grande do Sul. Válido até as 23h59min, o comunicado abrange Fronteira Oeste, Missões, Noroeste, parte da Campanha a partir de Dom Pedrito e a faixa oeste da Região Norte.
Nestas áreas, a chuva pode ultrapassar os 100 milímetros. Também há risco de queda de granizo e vento com velocidade acima de 100 km/h.
Segundo o Inmet, há grande risco de alagamentos, quedas de árvores, estragos em plantações e impactos na rede elétrica.
Também há outro alerta para as demais regiões do Estado, até as 23h59min. Em vigor desde o início da manhã, o comunicado tem grau de severidade laranja e indica chuva entre 50 e 100 milímetros em todo o território gaúcho.
Alertas para o fim de semana
Além disso, dois alertas laranjas para tempestades entrarão em vigor a partir da meia-noite de sábado (10). Um deles prevê chuva entre 30 e 60 milímetros, ventos intensos e queda de granizo até as 12h59min de sábado, contemplando quase todo o RS e SC.
O outro aviso para tempestade, válido até as 23h59min de sábado, contempla as regiões Sudoeste, Centro Ocidental e Noroeste do Estado gaúcho.
Já no domingo (11), a partir da meia-noite, há um alerta laranja para ventos costeiros nas regiões Sudeste e região metropolitana de Porto Alegre — válido até as 23h59min do mesmo dia.
Outro alerta, desta vez de severidade amarela para vendaval, é válido da meia-noite de domingo até as 23h59min do mesmo dia nas regiões Sudoeste, região metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste, Centro Oriental, Serrana e Centro Ocidental.
Orientações
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos
- Em caso de situação de grande perigo confirmada, procure abrigo, evite permanecer ao ar livre
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Fonte: Zero Hora
